Zen Habits – Respire
Quando você pensa na sua vida, como ela se parece? É cheia de correria e barulho, ou você encontra momentos de calma? Se você é como eu, pode ter passado por uma fase em que sua vida parecia uma montanha-russa. Eu me lembro de quando comecei a simplificar minha vida, há cerca de oito anos. Naquela época, eu dizia sim a tudo e estava sempre correndo, fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Era uma loucura que, honestamente, poderia te deixar maluco.
Hoje, vejo muitas pessoas socializando mais online do que pessoalmente. Elas trocam mensagens, postam fotos e atualizações, mas será que essa conexão virtual realmente preenche o vazio? Eu entendo a necessidade de se conectar, mas percebo como isso pode ser viciante, a ponto de nos deixar sem espaço para o silêncio.
A Importância do Silêncio
O espaço de silêncio é incrivelmente importante para mim agora. Eu adoro as minhas manhãs tranquilas, onde posso tomar um bom chá, meditar e escrever enquanto o dia começa e as crianças ainda estão dormindo. O silêncio também faz parte das minhas corridas e longas caminhadas, me ajudando a processar ideias e refletir sobre a vida.
O silêncio que criei me permitiu escrever e trouxe melhorias na minha vida, como uma alimentação mais saudável, o hábito de me exercitar, meditar, organizar minha casa e procrastinar menos. Esse espaço tranquilo me torna mais consciente sobre minhas ações e me dá tempo para pensar se o que estou fazendo é realmente como quero viver.
Vivendo uma Vida Mais Tranquila
Embora eu ainda socialize, minha vida é mais calma agora. Tenho minhas manhãs silenciosas de meditação, chá e escrita, mas também desfruto de corridas, momentos com amigos, tempo com minha esposa, leitura com as crianças e alguns momentos sozinhos com um bom livro.
Claro, nem todos os momentos são silenciosos. As crianças trazem barulho, e sou grato por isso. Mas a verdadeira tranquilidade está em como respondo a esse barulho. Uma resposta tranquila absorve a força do ruído com compaixão e não devolve com a mesma intensidade.