Hábitos Zen – RespireProgramas e Experiências Transformadoras
Criando uma Manhã Linda
Por Leo Babauta
Quando você acorda de manhã, pense no que um precioso privilégio é estar vivo – para respirar, para pensar, para desfrutar, para amar. ~Marcus Aurelius
Ao acordar, sua mente lentamente se reúne e você começa a se mover, com a luz da manhã entrando. Pegue um copo de água, inicie o café e medite. Depois, desfrute do café, de um bom livro e do silêncio antes que o barulho do dia comece. Então, escreva.
Essa é a sua Manhã Linda, e você obtém um prazer imenso disso.
Mudança de Hábitos
Nem sempre foi assim. Você costumava acordar mais tarde, apressar-se em uma rotina mal-humorada antes de mergulhar em e-mails e reuniões. Era frenético, mas era a sua vida, e você não achava que mudaria.
Você estava enganado. É possível mudar suas manhãs para melhor com algumas ideias simples.
Dicas para uma Manhã Linda
Dicas para Melhorar suas Manhãs |
---|
Acorde um pouco mais cedo |
Mantenha as coisas simples |
Tenha algo para ansiar |
Pratique a atenção plena |
Evite e-mails e distrações |
Aprecie os espaços |
Acorde um Pouco Mais Cedo
Se suas manhãs são apressadas, levante um pouco mais cedo. Isso significa ir para a cama mais cedo também. Faça isso gradualmente, apenas 10 minutos a mais por semana, e você mal notará a mudança.
Mantenha as Coisas Simples
Um dos meus erros foi tentar encaixar muitas atividades nas manhãs. Eu queria meditar, malhar, ler, escrever e fazer um diário, mas percebi que não conseguia fazer tudo. O que me ajudou foi ter algumas atividades logo de manhã, mas não uma agenda lotada, permitindo espaço e flexibilidade. Isso torna o tempo mais pacífico e agradável. A meditação, a leitura e a escrita são as únicas coisas que faço quase todas as manhãs, mas me deixo ser flexível com elas.
Tenha Algo para Ansair
Não encha suas manhãs com obrigações, mas tenha algo que você mal pode esperar para fazer. Para mim, isso é ler e escrever. Para outros, pode ser yoga, pintar ou ler o jornal com café. Não tenha apenas tarefas que você acha que deve fazer, mas que realmente deseja.
Pratique a Atenção Plena
Gosto de começar com meditação (embora eu perca alguns dias), pois isso define o tom da minha manhã – um de atenção plena. Então, bebo meu café e escrevo, fazendo tudo com uma atitude atenta, notando quando começo a me apressar e sentir estresse, percebendo pequenas coisas que eu poderia perder se estivesse distraído.
Evite E-mails e Distrações
Considere esse tempo da manhã como seu espaço sagrado – não o preencha com distrações. Isso inclui TV, notícias, e-mails, redes sociais, etc. Em vez disso, coloque atividades significativas nesse espaço, coisas que você não terá tempo para depois. Você sempre pode mergulhar em e-mails após uma hora (ou mais) de paz matinal.
Aprecie os Espaços
Esse tempo não é apenas algo que você preenche com tarefas… é um espaço aberto. Isso significa que o espaço em si é algo a ser valorizado, não apenas o que você coloca nele. Por exemplo, se você faz yoga e lê, a manhã não é valiosa apenas por causa dessas atividades… o espaço ao redor delas também é maravilhoso. O tempo que você gasta guardando seu tapete de yoga, pegando uma xícara de café ou caminhando até onde seu livro está… esses pequenos momentos são tão incríveis quanto qualquer outra coisa. Vá devagar para que você não esteja correndo de uma coisa para a próxima, mas aproveitando os espaços.