Redefinindo Sua Fonte de Contenteza

Descubra como redefinir sua fonte de contenteza e transformar sua vida! Venha explorar dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

Zen Habits – Respire

A vida pode ser uma montanha-russa, cheia de altos e baixos. Você já parou para pensar de onde vem a sua felicidade? Meu amigo Jesse me enviou um vídeo do Henri Nouwen que fala sobre três fontes de felicidade que são, na verdade, muito instáveis. Vamos dar uma olhada nelas?

As Três Fontes de Felicidade

Henri Nouwen nos apresenta três formas de responder à pergunta fundamental: Quem sou eu?. Vamos explorá-las:

  • O que eu faço: Se você se define pelo que faz, quando tem sucesso, a felicidade vem fácil. Mas e quando falha ou não consegue realizar coisas boas por um tempo? A felicidade desaparece, não é mesmo?
  • O que os outros pensam de mim: Quando as pessoas elogiam o que você faz, você se sente nas nuvens. Mas e quando alguém critica seu trabalho ou não gosta de você? A tristeza aparece rapidamente.
  • O que eu tenho: Ter uma casa bonita, um carro legal ou amigos leais traz felicidade. Mas e se você perder tudo isso? A felicidade pode ir embora em um instante.

Essas três fontes são como um castelo de cartas — uma leve brisa e tudo pode desmoronar. Muitas vezes, tudo que fazemos nas redes sociais, como Facebook e Instagram, está ligado a essas fontes. Você quer ser bem visto, fazer um bom trabalho ou ter amigos.

A Instabilidade da Felicidade

Pense um pouco: se a sua felicidade depende de fatores externos, você está sempre em um ciclo de altos e baixos. Um dia você pode se sentir incrível, e no outro, não tão bem. Isso acontece com todos nós, se formos sinceros.

Nouwen sugere que devemos nos redefinir como “amados por Deus”. Mas e se você não for religioso? Não se preocupe! A ideia de encontrar uma fonte mais constante de contentamento é muito útil.

Redefinindo Quem Você É

Como você pode redefinir quem você é? Isso pode exigir um pouco de reflexão. Para mim, eu sou amor e compaixão. Isso não significa que sempre reajo com amor — sou humano e cometo erros. Mas sinto que essa é a verdade sobre mim.

Aqui vai um segredo: mesmo que você não saiba quem é, tente fingir. Pode parecer estranho, mas funciona!

Exemplos Práticos

Vamos ver como isso pode funcionar na sua vida:

  • Sentindo Insegurança: Você vê alguém online fazendo algo incrível e se sente inseguro. Pare e perceba que está se definindo pelo que faz. Pense em si mesmo como amor. De repente, a necessidade de se provar desaparece e você pode simplesmente ser feliz com quem você já é.
  • Evitando o Trabalho: Você percebe que está se distraindo em vez de trabalhar em seu projeto. Isso acontece porque tem medo de falhar. Ao se ver como amor, você entende que não importa se tem sucesso ou não. Você já é incrível.
  • Entrando em um Lugar Novo: Você entra em uma sala cheia de estranhos e começa a se sentir inseguro. Ao se redefinir como amor, você percebe que isso não muda com a opinião deles. Você pode sorrir e transmitir amor, sentindo-se confiante.

Esses exemplos funcionam mesmo que você não tenha certeza de quem você é. Apenas finja ser amor e compaixão e você verá suas inseguranças e medos derretendo.

Laura Muller

Laura Muller

Artigos: 1056

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *