O Princípio do Desapego
Você já se pegou pensando em algo e, de repente, percebe que está segurando essa ideia com todas as suas forças? Isso acontece com frequência e, muitas vezes, não é útil. Quando você diz coisas como:
- Estou certo, a outra pessoa está errada.
- Essa pessoa vive a vida de maneira errada, deveria mudar.
- Minha preferência é a melhor, os outros estão errados.
- Quero isso, não quero mais nada.
- Realmente não gosto disso, é horrível.
- Deveria ter aquela pessoa na minha vida, me amando.
- Não deveria estar sozinho, acima do peso, ser como sou, ter esta vida.
Em todas essas situações, sua mente está presa em um ponto de vista fixo. Isso leva a estresse, infelicidade, raiva e até mesmo ao afastamento dos outros. Você se sente fechado para a beleza do momento presente.
Praticando o Desapego
Se você deseja trabalhar no desapego, aqui está uma prática simples que pode ajudar. Você pode praticar isso ao longo do dia, pois mesmo sem perceber, está se agarrando a ideias o tempo todo. Vamos lá:
- Perceba que está endurecido. Note quando está estressado, irritado com alguém, sentindo que está certo, reclamando ou não aberto a outros pontos de vista. Esses são sinais de que você está segurando algo.
- Sinta a tensão no seu corpo. Essa tensão se manifesta nos músculos do estômago, no peito, na garganta e até na testa. Pense nisso como uma coluna central que se contrai quando você acha que está certo ou quando alguém está errado.
- Relaxe esses músculos. Isso é fundamental para mudar de um estado de apego para desapego. O que está tenso em você? Tente relaxar isso agora. Deixe seu corpo se soltar.
- Abra sua consciência além de si mesmo. Depois de relaxar, comece a perceber o espaço ao seu redor. Note as pessoas, objetos, luz e som. Expanda sua mente para incluir o que está ao seu redor.
- Perceba a abertura e as possibilidades. Com a mente mais aberta, você começará a sentir-se mais receptivo. Você não está mais fixado em uma única maneira de ver as coisas. Isso é a beleza de não saber.
Aprecie a Beleza do Momento
Agora que você não está mais preso à sua maneira de pensar, pode realmente perceber o que está diante de você. Você esvaziou sua mente e fez espaço para ver as coisas como realmente são, incluindo a beleza do momento, das outras pessoas e de si mesmo.
Dê um Passo com Abertura
A partir desse lugar de relaxamento e abertura, dê o próximo passo com uma atitude de não saber. Você não sabe como as coisas devem ser? Vamos descobrir! Você não tem certeza se está certo ou errado? Vamos explorar! Você não tem todas as respostas, apenas segure as perguntas em seu coração e avance em direção a novas possibilidades.