Zen Habits: Como Deixar Ir o Pensamento Obsessivo
Às vezes, você sente que sua mente não para de pensar em algo? Seus pensamentos giram, sem querer soltar, e você acaba se perdendo em preocupações. Pode ser sobre outra pessoa, um grande evento que está por vir, ou até mesmo sobre você mesmo. Você pode estar pensando demais em uma decisão, seja ela grande ou pequena.
Não há nada de errado nisso. É humano se preocupar e pensar demais sobre algo que nos deixa ansiosos ou frustrados. Isso é um sinal de que estamos sentindo medo e incerteza, e nosso cérebro tenta resolver isso. Mas, e se eu te dissesse que às vezes pode ser libertador deixar esse tipo de pensamento de lado? Isso pode levar a um sono melhor, paz de espírito e uma vida mais simples. Então, como podemos fazer isso?
O Processo de Deixar Ir
Vou compartilhar um processo simples para ajudá-lo a deixar de lado esse pensamento obsessivo. Vamos lá!
1. Perceba
Frequentemente, quando estamos presos em um ciclo de pensamento, não percebemos. Parece que a coisa certa a fazer é continuar pensando sobre o que nos preocupa. Para quebrar esse ciclo, precisamos notar que estamos nele.
Quais sinais indicam que você está preso em um ciclo? Para muitas pessoas, isso pode ser um aumento da ansiedade, dificuldade para dormir ou falta de foco. Para outros, pode ser o desejo de atacar alguém ou planejar algo para ter controle. O importante é notar que você está nessa situação.
2. Vire-se para o Medo Subjacente
Depois de notar, o truque é olhar além do que você acha que precisa resolver e entender o medo por trás disso. É como não olhar para a mão que o mágico está tentando mostrar, mas sim para a outra mão que esconde a moeda. Não olhe apenas para o objeto de seus pensamentos, mas para o medo que está fazendo você querer pensar demais.
O que você está sentindo agora, em seu corpo?
3. Fique com o Medo
Antes de deixar de lado o pensamento obsessivo, precisamos nos conectar com o sentimento de medo que está em nosso corpo. Ignorá-lo é como tentar acalmar uma criança assustada. Que tal ficar com o medo e relaxar com ele, para que ele possa se acalmar?
Você consegue sentir o medo como uma sensação e ficar com ele? Respire profundamente e lentamente, para desacelerar seu coração e relaxar. Tente trazer curiosidade para ele. Se for desafiador, pense nisso como estar com seu coração.
4. Pergunte o Que é Necessário
Pergunte ao seu medo o que ele poderia usar agora – um pouco de compaixão, uma música, uma boa xícara de chá, escrever em um diário ou dar uma caminhada? Depois, pergunte o que é necessário na situação que você está pensando demais – qual é a coisa mais simples que você poderia fazer aqui? Confie, respire e mova-se para o momento presente.
5. Vire-se para Algo à Sua Frente
O que está bem na sua frente que você poderia focar? Pode ser a luz da sala, a natureza, outra pessoa ou até mesmo responder um e-mail ou escrever um post no blog. Algo simples, bem diante de você.
Confie que o que você escolheu do coração será suficiente e concentre-se no aqui e agora.