Zen Habits: Respire
Você já parou para pensar em como é importante amar o que você faz? Ao acordar, a primeira coisa que vem à minha mente é a vontade de começar a escrever. Não sou obcecado por produtividade, mas realmente amo o que faço. E vou te contar um segredo: quando meu trabalho pode ajudar alguém, isso se torna a maior motivação para mim.
Você já percebeu quantas pessoas estão insatisfeitas com o trabalho que realizam? Se eu puder ajudar algumas delas a encontrar o que realmente amam fazer, isso já terá valido meu ano. Aqui está um mini-guia para você encontrar o trabalho que ama. Ele está à sua espera — você só precisa encontrá-lo e ir atrás dele.
Passo 1: Acredite em Você Mesmo
O primeiro passo é acreditar em si mesmo. Muitas pessoas não buscam o trabalho que amam porque não acham que são boas o suficiente. Isso é um engano! Fomos levados a acreditar que não somos suficientes e que falhar é assustador. Mas a verdade é que você é suficiente e perfeito do jeito que é.
Falhar é parte do processo. É assim que aprendemos e melhoramos. Lembre-se, a falha é um passo em direção ao sucesso. Para se inspirar, eu recomendo que você assista a esta TEDx talk de Scott Dinsmore. São apenas 18 minutos que podem mudar sua vida!
Passo 2: Encontre o Trabalho que Ama
Esse passo pode ser desafiador, pois muitas pessoas não sabem o que realmente querem fazer. Mas aqui está a boa notícia: essa etapa pode ser divertida! Você pode experimentar coisas novas, falhar várias vezes, explorar a si mesmo e descobrir no que é bom. E o mais importante: ajude as pessoas ao longo do caminho.
O que você pode fazer? | Como isso ajuda? |
---|---|
Experimentar novas atividades | Descobrir novas paixões |
Conversar com pessoas | Obter novas perspectivas |
Voluntariar-se | Ajudar outros e se conhecer |
Passo 3: Dê o Salto
Agora, vamos ao último passo: dar o salto. É assustador e emocionante ao mesmo tempo. Eu chamo isso de JoyFear. É um sentimento que vale a pena sentir!
Fazer o que você ama e ganhar a vida com isso pode não ser fácil, mas não é tão difícil quanto você pensa. Crie algo que ajude as pessoas. Faça isso da melhor maneira que puder e continue se aprimorando. Torne isso exclusivamente seu e conte sua história. Não se transforme em um vendedor, mas em alguém que realmente ajuda os outros. Eles virão até você.
O que mais você pode ler?
Quando tiver um tempinho, confira:
- As Cinco Coisas que Você Precisa Saber Sobre Encontrar o Trabalho que Ama
- Conversas Malucas: O Guia do Faça o Que Ama
O que você está esperando? Eu já te dei três passos, então você deveria estar dando o primeiro passo agora mesmo. Se não, é hora de se mover! O trabalho que você ama está lá fora, esperando por você. Mas ele não vai encontrá-lo — você precisa ir à sua procura.
Inscreva-se no Zen Habits
Receba artigos, vídeos e ofertas semanais para levar sua vida ao próximo nível.
Treinamento Gratuito com Leo
Aprenda sobre hábitos, propósito e impacto para uma vida mais plena e destemida.