Zen Habits: Domine Sua Relação com o Tempo
Você já parou para pensar na sua relação com o tempo? A verdade é que muitos de nós temos uma relação adversária com esse conceito. Vivemos dizendo que nunca há tempo suficiente, que estamos sempre atrasados ou que o tempo voa. Mas, vamos ser sinceros, isso não ajuda em nada. Na verdade, a maioria dessas crenças é pura ilusão.
A Verdade Sobre o Tempo
Vamos começar com a ideia de que nunca há tempo suficiente. Essa afirmação pode parecer verdadeira, mas tem um lado positivo. O tempo é, de fato, limitado e precioso. Todos nós vamos morrer um dia, e embora não saibamos quanto tempo nos resta, sabemos que ele é finito. Por isso, é fundamental que façamos o melhor uso do tempo que temos!
Mas aqui está o truque: o tempo também é abundante. Pense nos últimos anos. Pode parecer que passaram rapidamente, mas, na verdade, tivemos tantas horas que nem conseguimos contar. Tínhamos uma enorme abundância de horas. Talvez não as tenhamos utilizado da melhor forma (eu mesmo perdi algumas horas), mas ainda temos tempo de sobra. E isso se aplica ao hoje, ao mês e ao ano.
Sinta a Abundância do Tempo
A chave é perceber essa abundância e senti-la em seu corpo. É como o ar que respiramos: é limitado e precioso, mas geralmente temos mais do que suficiente para nossas necessidades. O mesmo vale para o tempo. Você pode fazer coisas incríveis com o tempo que tem. Pense em pessoas como da Vinci, Gandhi, Rosa Parks, Tolstoy e Curie. O que importa não é a quantidade de tempo, mas como você o utiliza e o vive.
Mude Sua Perspectiva Sobre o Tempo
Aqui estão algumas maneiras de mudar sua relação com o tempo:
Veja o Presente como um Presente
Cada dia é um grande presente. Você tem a oportunidade de usar seu tempo para criar, amar, sentir alegria, ouvir música, ver a natureza, se mover, ler e sentir. Isso é incrível! Em vez de focar em quanto tempo você não tem, que tal apreciar cada momento como um presente poderoso? Como isso mudaria a forma como você se sente ao longo do dia?
Use o Tempo de Forma Intencional e Alegre
Se cada hora é um presente, você vai deixá-la passar em branco? Ou pode usá-la de maneira intencional e significativa? E não se esqueça: o descanso é importante. O autocuidado também é significativo. Como você pode usar esse presente da melhor maneira? E como isso poderia mudar a forma como você utiliza seu tempo?
Seja Honesto Sobre Suas Prioridades
Muitas vezes, usamos a falta de tempo como desculpa para não fazer algo. Todos já dissemos: “Desculpe, não tenho tempo.” Isso pode ser uma forma de honrar nossos limites, mas não é totalmente honesto. Todos temos tempo; precisamos apenas priorizá-lo. Se não estamos ajudando os necessitados ou salvando órfãos, não é porque não temos tempo. É porque escolhemos priorizar outras coisas, como ganhar dinheiro ou cuidar da família. Quando você é honesto consigo mesmo sobre suas prioridades, não precisa usar o tempo como desculpa. Pode simplesmente dizer que não é sua prioridade no momento.
Crie Espaço em Seu Dia
Se você tem prioridades claras, por que não criar tempo para realizá-las? Muitas vezes, sentimos que queremos priorizar algo, mas não temos tempo. Nesse caso, precisamos fazer o tempo acontecer. Se não conseguimos, então precisamos admitir que não é uma prioridade agora. Se for uma prioridade, vamos ver se conseguimos criar esse espaço.
Evite a Familiaridade
Você já percebeu como o tempo parece passar mais rápido a cada ano? Isso acontece porque não notamos as coisas quando se tornam muito familiares. É como dirigir por sua vizinhança sem ver nada. Você está no piloto automático. Isso é como vivemos muitos dias. As coisas se tornam tão familiares que não as notamos. E se parássemos de deixar as coisas se tornarem familiares? E se olhássemos tudo como se fosse a primeira vez que estamos vendo? O tempo se tornaria mais nítido, e estaríamos totalmente no momento.
Contemple Sua Morte
Isso pode soar sombrio, mas pensar sobre a morte é uma forma de mudar sua relação com a vida e o tempo. Se você imaginar que vai morrer em um ano, pode começar a usar o tempo que lhe resta de forma mais intencional. Quando você sabe que tem pouco tempo, o tempo parece desacelerar e se torna mais vívido. Isso acontece quando contemplamos a morte – o tempo se torna real e palpável.
Saboreie e Esteja Presente
Se pensarmos no tempo como algo a ser saboreado, podemos nos tornar totalmente presentes com ele. Imagine as horas do seu dia como uma bebida deliciosa, esperando para ser saboreada. Que prazer! Que maravilhoso é estar vivo. O tempo não é apenas areia escorregando entre os dedos, mas um prazer que podemos degustar.
Pratique e Sinta a Mudança
Experimente cada uma dessas práticas e se dedique a elas. Dê a si mesmo a chance de vivenciar cada prática e veja o que muda. Sua relação com o tempo pode nunca mais ser a mesma.