Domine o Demônio da Escassez de Tempo

Descubra como vencer a luta contra a falta de tempo! Aprenda dicas práticas e surpreendentes para ter mais horas e viver melhor. Você não vai querer perder!

Zen Habits – Respire

Você já parou para pensar na sensação de escassez de tempo que todos enfrentamos? É uma luta diária que muitos de nós enfrentamos, mesmo sem perceber. Você sabe do que estou falando: aquela sensação de ter muita coisa para fazer e pouco tempo para realizar tudo. Isso não acontece apenas no trabalho, onde reuniões, e-mails e tarefas administrativas parecem nunca acabar, mas também em nossas vidas pessoais.

Queremos exercitar, comer bem, meditar, aprender algo novo, viajar, sair com amigos, ter momentos de solidão, fazer trilhas, ler livros, cuidar das finanças, acompanhar podcasts, as notícias e interagir com nossos entes queridos nas redes sociais. Ufa! Como gerenciar tudo isso em um tempo que é claramente limitado?

O que está acontecendo?

Uma das respostas para essa pergunta é fazer menos coisas. Simplificar a vida cortando algumas atividades ou fazendo outras com menos frequência. Outra solução é delegar ou contratar ajuda. Essas são opções válidas, mas a verdadeira maestria sobre o demônio da escassez de tempo vem de uma mudança de mentalidade.

Você precisa enfrentar o sentimento de escassez de tempo, em vez de se perder nos detalhes logísticos. Focar apenas nos “comos” e “quês” não muda a sensação que você tem. O problema não é que temos pouco tempo; todos nós temos a mesma quantidade de horas em um dia. É o suficiente, porque é tudo o que temos.

Dominando o Demônio

É possível que você tenha muita coisa para fazer. Contudo, o verdadeiro problema é que você deseja fazer demais no tempo que tem. Geralmente, a quantidade de tarefas não é o que nos dificulta, mas sim a cobiça de querer realizar mais do que conseguimos.

Nós queremos mais e mais, e o que temos nunca é suficiente. Essa insatisfação é o verdadeiro problema. Rejeitamos o que vivemos e ansiamos por mais. No budismo, isso é chamado de “cobiça”. Não gosto desse termo porque parece crítico, mas é simplesmente a falta de satisfação com o que já temos.

A Resposta para a Cobiça

A resposta para essa cobiça, segundo o budismo, é a generosidade. Isso significa ver a beleza do que já temos. Reconhecer a grandeza da experiência que estamos vivendo agora. Para dominar esse demônio da escassez de tempo, é fundamental desenvolver consciência e essa qualidade de generosidade.

Desenvolvendo Consciência

Você precisa estar ciente de quando se sente sobrecarregado. Pergunte-se: como isso se sente em seu corpo agora? O que é não sentir que há tempo suficiente para fazer tudo o que deseja? Aprenda a identificar essa sensação e comece a reconhecê-la quando ela surgir.

Quando essa sensação aparecer, comece a reprogramar sua mente. Em vez de querer mais, comece a ver a grandeza do que está bem à sua frente. Utilize um novo padrão de pensamento.

O que fazer?

Aqui estão algumas dicas para lidar com a escassez de tempo:

Dicas para Enfrentar a Escassez de Tempo
1. Faça uma coisa de cada vez.
2. Aprecie o momento presente.
3. Pratique a gratidão.
4. Reconheça suas conquistas.
5. Dê valor ao que você já tem.

Um Momento de Cada Vez

Apenas podemos fazer uma coisa de cada vez. Tudo o que temos é este momento, este dia. E isso é suficiente. É maravilhoso e incrível, se apenas conseguirmos realmente vê-lo e apreciá-lo.

A cada momento, você pode fazer mais uma coisa, dando a ela toda a sua atenção e agindo como se fosse sua última ação, valorizando a oportunidade de estar vivo neste momento.

Treinamento Gratuito de Leo

Se você busca uma vida mais significativa e destemida, dê uma olhada nas ofertas gratuitas de Leo. Ele compartilha ensinamentos sobre hábitos, propósito e impacto para ajudá-lo a criar a vida que deseja.

Laura Muller

Laura Muller

Artigos: 1056

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *