Zen Habits: Respirar e Descomplicar sua Vida
Você já se sentiu sobrecarregado com a bagunça ao seu redor? Aquela sensação de que, não importa o quanto você limpe, sempre há mais coisas acumuladas? Não se preocupe! Descomplicar é uma habilidade que você pode aprender e dominar com a prática. Vamos explorar as 10 perguntas mais comuns sobre como descomplicar sua vida e tornar seu espaço mais leve e organizado.
1. Onde eu começo?
A resposta é simples: comece em qualquer lugar! O importante é dar o primeiro passo. Escolha um espaço aleatório para limpar e, a partir daí, expanda sua área de atuação. Que tal começar com apenas 5 minutos? Limpe um lugar pequeno, como uma parte da mesa da cozinha. Depois, vá aumentando aos poucos. Aqui estão 18 dicas de 5 minutos para você conquistar a sua bagunça.
2. Como eu lido com as pilhas de correspondência e revistas?
Primeiro, faça uma grande pilha de toda a sua correspondência e revistas. Trabalhe rapidamente através dela. Pegue o primeiro item e decida: você pode jogar fora? Se sim, coloque no lixo ou na reciclagem. Se precisar, veja se deve arquivar ou se precisa de ação imediata. Se for algo que leva mais de alguns minutos, coloque em uma pasta de ação. E não se esqueça: descarte aquelas revistas – você não precisa delas! Quando tiver mais tempo, faça outra pilha de papelada e trabalhe nela. Confira também: 6 passos simples para tornar a papelada indolor.
3. E se a minha família for o problema da bagunça?
Comece com você mesmo. Dê o exemplo! Organize seu espaço pessoal e mostre como é bom viver em um ambiente limpo. Converse positivamente com sua família sobre por que você está descomplicando. Pergunte se eles querem se juntar a você. Lembre-se, é um processo longo e não force ninguém, pois isso só causará resistência.
4. Eu costumo guardar coisas só por precaução.
Faça uma lista das suas coisas só por precaução ou coloque-as em uma caixa. Veja quantas vezes você realmente precisa delas nos próximos 6 meses. Se não precisar, pode se livrar delas sem culpa. Para mais dicas, leia sobre a síndrome do só por precaução.
5. Como lidar com objetos que têm valor sentimental?
Entenda que seus sentimentos e memórias não estão nos objetos, mas sim em você. Eles são apenas marcadores. Você pode manter essas lembranças de outras formas, como:
- Criar um álbum digital de fotos.
- Usar fotos de entes queridos como papel de parede.
- Fazer um scrapbook digital.
- Criar um blog ou diário online com fotos e notas.
Para mais informações, confira: Deixando ir itens sentimentais.
6. Às vezes, eu só estou muito preguiçoso para lidar com a bagunça.
É por isso que criamos o Desafio Clutterfat! É uma motivação para você se levantar e agir! Você também pode criar seus próprios desafios: anuncie nas redes sociais que vai descomplicar por 10 minutos todos os dias durante um mês. Faça isso com amigos e torne isso divertido!
7. Meu maior problema é me livrar de presentes de pessoas que eu amo.
Liberte-se da culpa! Seus entes queridos deram presentes para te fazer feliz, não para te sobrecarregar. Mantenha apenas o que realmente traz felicidade. Para mais dicas, confira Discaría e Miss Minimalist.
8. Onde eu descarto as coisas?
Eu gosto de dar coisas para amigos e familiares ou para instituições de caridade. Você também pode usar Craigslist e Freecycle. Veja a lista incrível da Miss Minimalist para mais opções.
9. Eu não tenho tempo para manter as coisas limpas.
Crie hábitos de limpeza enquanto você vai. Essas ações rápidas podem ser feitas em segundos e, se você as fizer, não precisará de muito tempo para limpar depois. Confira: Desenvolvendo hábitos para uma casa limpa.
10. É difícil encontrar tempo para descomplicar e seguir em frente com o descarte.
Você só precisa de 5 a 10 minutos por dia. Descomplique uma pilha de cada vez, uma superfície de cada vez. Faça isso quando chegar em casa e antes de sair. Coloque as coisas que você vai doar em uma caixa e mantenha-a no porta-malas do carro. Quando passar por uma instituição de caridade, faça a doação. Isso leva apenas 5 minutos!