Zen Habits – RespireProgramas e Experiências Transformadoras
Quando você se vê afogado em tarefas, estresse e sobrecarga, pode parecer que não há saída. Recentemente, conversei com pessoas que estão sobrecarregadas com o trabalho devido à crise atual. Elas se sentem como se estivessem se afogando em uma maré de ocupações. Eu consigo entender esse sentimento, já passei por isso muitas vezes. Estou escrevendo este guia para ajudar você, se estiver se sentindo submerso em suas obrigações. É possível mudar isso, se você decidir que está cansado dessa situação.
A Realização
A grande realização que tive é que, quando me sinto sobrecarregado, sou eu quem criei essa experiência. Demorei a aceitar, mas essa verdade foi poderosa para mim. Se eu criei essa realidade de estar atolado, então posso criar uma realidade diferente. Você não é vítima das suas circunstâncias.
Pode não parecer que você está criando essa experiência, e eu entendo. Isso acontece porque você tem muitas coisas para fazer e não tempo suficiente! Mas já vivi essa situação e posso garantir que podemos criar uma realidade diferente.
Vamos imaginar algo diferente…
Criando uma Nova Experiência
Imagine-se fazendo todas as suas tarefas com total foco. Você está em paz, calmo, ama o mundo e é grato por este momento. Você realiza as mesmas atividades, mas a experiência é totalmente diferente. Como seria isso para você?
Antes de conseguirmos mudar isso, precisamos fazer algumas coisas primeiro:
1. Reconhecendo o Estresse
Comece reconhecendo que você está incrivelmente estressado e provavelmente cansado. Isso precisa ser tratado antes de podermos fazer mais. Direcione sua atenção para o seu corpo, em uma forma simples de meditação.
- Observe como você se sente.
- Perceba a sensação de estresse, cansaço e sobrecarga.
- Faça isso sem julgamentos, com total compaixão.
Dê espaço a esses sentimentos e permita-se respirar profundamente. Dê a si mesmo compaixão e cuide de si. Se você conseguir fazer isso por 5 a 10 minutos, fará uma diferença enorme. Eu descobri que, se você puder fazer isso por 30 minutos, é quase como uma mini-férias – você retorna revigorado. Um cochilo também ajuda!
2. Triagem de Tarefas
O segundo passo é a triagem. Faça uma lista de tudo que você precisa fazer: tarefas, reuniões, chamadas, compromissos e recados. Coloque tudo o que conseguir lembrar – incluindo mensagens e e-mails. Esta é a sua lista exaustiva.
Agora, faça a triagem:
Tarefa | Ação |
---|---|
Tarefa 1 | Riscar (não precisa) |
Tarefa 2 | Marcar para depois |
Tarefa 3 | Enviar para outra pessoa |
Tarefa 4 | Priorizar |
Das tarefas restantes, marque as 3 mais importantes. Coloque essas 3 em uma nova lista para focar. O resto você tentará resolver quando essas 3 estiverem feitas. Essa triagem permitirá que você tenha uma lista menor para se concentrar, ao invés de se preocupar com o restante.
3. Foco no Presente
Agora, vamos falar sobre como criar uma experiência diferente para você. Você pode escolher como viver seu dia. Pense em si mesmo como o Mestre Zen do seu local de trabalho.
Você pode:
- Lidar com o que está à sua frente (alguém conversando com você, uma situação que precisa de atenção imediata)…
- Ou escolher uma única tarefa ou mensagem para se concentrar.
Essa tarefa receberá toda a sua atenção. É seu universo naquele momento. Você se dedica totalmente a essa tarefa, esse e-mail, essa pessoa à sua frente. É importante o suficiente para você investir uma parte da sua vida nisso. Você se imerge completamente.