Como Superar a Frustração Diária

Descubra como vencer a frustração diária e transformar seus desafios em conquistas. Técnicas simples para renovar sua motivação e bem-estar!

Zen Habits – Respire

Você já parou para pensar na quantidade de frustração que sente no dia a dia? Assim como muitos, você pode se pegar frustrado várias vezes ao longo do dia. Seja por conta de pessoas, tecnologia ou situações de trabalho, a frustração é uma constante em nossas vidas.

A Origem da Frustração

Você sabe que está frustrado quando se pega suspirando, reclamando de alguém ou se irritando por causa de algo que aconteceu. A frustração é normal, mas segurá-la não é divertido e não ajuda. Se a situação já não é boa, adicionar frustração só piora as coisas. Muitas vezes, isso pode afetar suas relações, tornando-as mais tensas.

Como você pode se acalmar e deixar de lado essa frustração? Vamos explorar isso juntos!

Por Que Ficamos Frustrados?

A frustração vem de não querer que as coisas sejam de uma certa forma. Você não quer que outras pessoas se comportem de uma maneira específica ou, às vezes, não se aceita como é. Essa é uma rejeição do que está acontecendo.

A partir daí, você começa a contar uma história para si mesmo: ela não deveria agir assim, ela deveria fazer isso. E se pega pensando: por que ela não vê que está errada? Essas histórias podem nos prender na frustração.

Reconhecendo a Frustração

Não há como evitar a frustração, não importa o quão zen você queira ser. É natural. Mas você pode desenvolver uma consciência sobre isso. Pergunte-se: você está irritado com alguém agora? Está sentindo seu maxilar apertado? Está suspirando ou reclamando?

Quando perceber que está frustrado, faça uma pausa. Sente-se em silêncio por alguns segundos e note como a frustração se sente no seu corpo.

Depois, comece a perceber a história que você está contando. O que você acha que está errado na situação? O que você diz que a outra pessoa deveria ou não deveria fazer?

A História Ajuda?

Agora, pergunte-se: essa história está me ajudando? Está melhorando a situação ou piorando? Está ajudando seu relacionamento com a outra pessoa? Você está feliz com isso? Se a resposta for não, talvez você esteja criando sua própria infelicidade, tudo na sua mente.

Em vez disso, veja essa situação frustrante como uma lição em mindfulness, em deixar ir, em aceitação e em encontrar felicidade, não importa como as outras pessoas ajam. Cada momento traz uma lição, se estivermos dispostos a olhar.

Empatia e Conexão

Se você está aprendendo com a situação, pode perceber que a outra pessoa também está sofrendo. Não no sentido de que a vida é miserável, mas no sentido de que algo está a deixando infeliz. Eles estão agindo de forma imperfeita porque também estão frustrados.

Nesse sentido, você está conectado a eles. Tente entender como eles se sentem, porque você também está sentindo isso. Veja como o comportamento deles faz sentido do ponto de vista deles.

Deixe Ir

Agora, talvez você possa soltar sua maneira de ver as coisas. Você quer que tudo aconteça do seu jeito, que as pessoas se comportem como deseja. Mas você não pode controlar o universo.

Outras pessoas têm o direito de agir de maneira imperfeita. Você não precisa concordar com elas ou amar o que estão fazendo, mas insistir que as coisas aconteçam do seu jeito só aumentará sua frustração. Então, deixe ir! Diga c’est la vie e relaxe um pouco.

Diga “Sim” à Experiência

Por último, diga sim a essa experiência. Pode não ser ideal, mas o que é? Dizer sim e abraçar o momento como ele é pode mudar tudo. Pratique isso regularmente e você começará a soltar sua necessidade de controle. Você começará a apreciar o que é bonito no momento presente, e a frustração diminuirá.

Se você gostaria de ajuda com mindfulness, confira meu novo eBook, o Guia de Iniciante em Mindfulness do Zen Habits.

Laura Muller

Laura Muller

Artigos: 1056

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *