Zen Habits: Dicas Para Começar Seu Negócio
Você já pensou em começar um negócio, mas ficou paralisado por dúvidas e medos? Você não está sozinho! Quando conversei com minha filha de 13 anos, Maia, sobre abrir um negócio de cupcakes veganos, ela teve preocupações sobre como fazer, qual tipo de negócio criar e o medo de falhar. Esses sentimentos são comuns e, acredite, eu também passei por isso ao considerar construir algo próprio.
Oportunidades Estão Por Toda Parte
A primeira lição é sobre encontrar oportunidades. O que as pessoas precisam? Quais problemas precisam ser resolvidos? Como você pode melhorar a vida de alguém? Fique atento às necessidades ao seu redor. Se você já está animado para começar, isso é um ótimo sinal! Quando tenho uma ideia incrível, fico tão empolgado que mal consigo dormir.
Comece Pequeno
Muitas pessoas cometem o erro de querer lançar um grande projeto logo de cara, o que pode ser um grande obstáculo. Em vez disso, comece pequeno. Ofereça um produto mínimo viável para alguns amigos testarem e, depois, expanda para mais pessoas. Lembre-se, o lançamento é apenas um momento na vida do seu negócio e não é o mais importante.
O Maior Erro é Não Começar
Conversei com Maia e disse a ela que o pior cenário se ela falhar não é tão ruim. Se abrir o negócio de cupcakes e não der certo, pelo menos terá feito e comido cupcakes deliciosos, compartilhado com amigos e aprendido lições valiosas. Essa experiência é muito melhor do que não ter tentado.
Crie um Blog
Uma ótima maneira de promover seu negócio é compartilhar informações gratuitamente. Ajude as pessoas sem cobrar nada. Quando você é útil, elas vão querer saber mais sobre o que você oferece.
Foque no Valor, Não em Números
Esqueça métricas como número de visualizações ou assinantes. Em vez disso, preocupe-se com o quanto você está ajudando seus clientes. Quanto valor você está entregando? Como pode fazer as pessoas sorrirem? Coloque números em coisas que realmente importam.
A Alegria Está Agora
Muitas pessoas acreditam que a felicidade vem ao atingir um objetivo. Mas a verdade é que a alegria está no momento presente. Aproveite o que você está fazendo agora. A satisfação vem de fazer o que ama, não apenas de alcançar metas.
Não Busque a Perfeição
A busca pela perfeição pode ser um grande bloqueio. Não espere que seu produto ou serviço seja perfeito. Faça o que puder, lance e receba feedback. Melhore e repita o processo.
Esqueça o Plano de Negócios
Planejar pode ser uma armadilha. Em vez de se prender a um plano, experimente. Comece, faça e veja o que acontece. A flexibilidade é mais importante do que um bom plano.
Comece em Casa
Você não precisa de um escritório caro. Comece de casa, mesmo que seja um negócio de cupcakes. Use seu tempo livre e envolva amigos como seus primeiros clientes. Pergunte a eles o que acharam e peça honestidade.
Cerque-se de Pessoas Interessantes
As pessoas ao seu redor têm um grande impacto em você. Amigos que estão fazendo coisas interessantes podem inspirá-lo e oferecer conselhos valiosos.
Aprenda a Lidar com a Incerteza
Você não saberá o que acontecerá com o seu negócio. O mundo está sempre mudando. Aceitar essa incerteza é parte do processo.
Vamos Começar!
Agora é hora de agir! Você vai adorar essa jornada. E não se esqueça, na próxima segunda-feira, meu novo programa de entrevistas, “Os Hábitos dos Empreendedores”, será lançado.