Zen Habits: Respirar e Encarar os Dias Difíceis
Alguns dias, você simplesmente não tem nada. E tudo bem. Às vezes, a vida pode ser um pouco pesada, e você pode se sentir como se estivesse carregando o mundo nas costas. Vamos falar sobre isso.
Um Dia Difícil
Ontem não foi um grande dia para mim. Acordei tarde depois de dormir pouco. Alguém que amo estava bravo comigo e não parecia querer conversar, o que me deixou pra baixo. Eu não consegui me concentrar para escrever, então acabei respondendo e-mails, lendo online e até tirando um cochilo. Meus filhos não estavam por perto para me dar aquele abraço gostoso.
Fiz um treino, mas não consegui terminar porque meu pulso doía. Decidi andar de bicicleta até o mercado em uma noite quente de verão, o que foi agradável. Preparei um jantar saudável e tomei uma cerveja forte. Mas cometi o erro de ler comentários sobre um post de blog que era crítico em relação a mim. Os comentários eram pesados, falando sobre como eu sou hipócrita e repetitivo. Com cada comentário negativo, meu coração parecia afundar mais.
Encarando a Realidade
Não foi um dia bom, e minha disposição despencou ao pensar em como tantas pessoas me viam de forma negativa. Mas, em um dia assim, o que você pode fazer? Às vezes, tudo o que você consegue é sentar em silêncio e olhar para dentro.
Fiquei parado e encarei a dor que sentia. Ao dar atenção a isso, percebi a história que estava contando a mim mesmo, uma narrativa que só me causava mais dor. Quanto mais eu contava essa história, mais preso eu ficava na dor.
Decidi me voltar para o momento presente e permitir que a dor estivesse lá, em vez de correr dela ou tentar empurrá-la pra longe. E sabe de uma coisa? Não era tão ruim assim. A dor não durou muito, agora que eu permiti que ela fizesse parte do meu dia.
A Ilusão da Crítica
Percebi que a imagem de Leo que as pessoas criticavam não existe. É apenas uma imagem que elas criaram, não sou realmente eu. E a ideia que tenho de mim mesmo – um Leo que é uma boa pessoa e que faz o melhor que pode – também é apenas algo que criei. No meio de toda essa solidez aparente, existe o nada. Apenas o momento presente fluido.
Depois de encarar meus sentimentos e ver o nada no meio disso, percebi que estava tudo bem. Não era brilhante, mas também não estava tão mal.
Aceitando os Dias Vazios
Alguns dias, você não tem nada, mas isso é perfeitamente aceitável. É uma parte da vida. Aqui estão algumas dicas para lidar com esses dias:
Dicas para Lidar com Dias Difíceis |
---|
1. Respire: Pare e respire fundo. Isso ajuda a acalmar a mente. |
2. Fique Presente: Concentre-se no que está acontecendo agora. |
3. Aceite Seus Sentimentos: É normal sentir dor ou tristeza. |
4. Não se Julgue: Lembre-se que todos têm dias ruins. |
5. Faça Algo que Ama: Cozinhe, ande de bicicleta ou ouça música. |
Lembre-se, é normal ter dias assim. Você não precisa ser perfeito todos os dias. A vida é cheia de altos e baixos, e é isso que a torna interessante. Quando você aceita que alguns dias são apenas isso – dias – você pode se sentir mais leve e livre.